As histórias de sapos que se transformam em príncipes encantados quando são beijados já ficaram para trás.
O macho dessa espécie faz uma modificação muito mais interessante: ele muda de cor, saindo de um marrom para um azul-celeste, apenas para ser capaz de diferenciar os sexos durante o acasalamento.
O antes e depois das imagens são realmente inacreditáveis: parece que estamos falando de dois sapos diferentes.
O macho adulto pode alcançar até sete centímetros e possui a superfície com a cor marrom-avermelhada. Contudo, a cada ano, entre março e junho, o sapo assume tendências comportamentais de um camaleão.
Durante este período, os sapos emergem de sua hibernação de inverno e entram em época de procriação. Eles povoam as lagoas nas planícies da Europa Central e do Sul da Europa, enchendo o ambiente com diferentes acasalamentos.
Há uma óbvia falta de dimorfismo nesta espécie: tanto os sapos machos quanto as fêmeas são praticamente iguais. Assim, como milhares de sapos se reúnem nas lagoas, torna-se bastante difícil para eles saberem a diferença entre os sexos. Dessa forma, a evolução agiu, dando a possibilidade para o macho trocar de cor quando chega esse período.
Esses sapos podem ser encontrados em grande número no grupo de lagoas Milicz, na Polônia. Seu habitat é extremamente lamacento e espesso.
Os machos chegam às extremidades mais superficiais das lagoas antes das fêmeas. Eles ficam azuis por apenas uma semana e vão atrás de uma parceira para acasalar. Após esse período, ele volta para sua cor original.
Fonte: Jornal Ciencia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!