terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ConCidade dá voz e voto aos representantes da sociedade

Pellentesque erat arcu
Garantir participação democrática popular nas deliberações urbanas de gestão é o principal papel do Conselho 

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, deu posse nessa manhã (24) aos novos membros do Conselho da Cidade de Várzea Grande, o ConCidade. Fazem parte, conselheiros titulares e suplentes que representam o poder público e a sociedade civil organizada. Dos 21 representados, sete são do Executivo, um do Legislativo e 13 de entidades da sociedade civil organizada.
O Conselho das Cidades atua na proposição de programas para o desenvolvimento urbano, de habitação, saneamento ambiental, transporte e mobilidade urbana. Auxilia o município na execução do Plano Diretor que visa o crescimento ordenado urbano e o desenvolvimento econômico e social de Várzea Grande.
Logo após a posse, todos os membros se reuniram para a primeira reunião técnica ordinária de trabalho que debateu a revisão do Plano Diretor e elegeu a composição da presidência do Conselho. Ficando a presidência com o secretário municipal de Planejamento, Edson Roberto Silva, o representante da ‘ONG Nossa Terra, Nossa Gente’ como vice-presidente, Osmar Milan Capilé, Thiago Coelho e Domingos Sávio Bruno da Silva, ambos como secretários, sendo um representante do poder público e o outro da sociedade civil organizada, respectivamente. Ficou definido ainda o calendário de reuniões com datas fixadas até dezembro, sendo um encontro mensal, de acordo com publicação em Diário Oficial.
Durante a posse, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, ressaltou que o ConCidade reúne pessoas que têm responsabilidade com Várzea Grande. “Pessoas compromissadas com a nossa cidade, por isso considero o dia de hoje histórico, porque reunimos aqui pessoas dispostas a buscar o que há de melhor para nosso Município. Temos aqui pessoas que querem dias melhores, que buscam desenvolvimento, mais oportunidades de trabalho, de renda e de qualidade de vida. Ter um Conselho de Cidade é antes de qualquer coisa, permitir que a população participe das decisões do poder público nas políticas essenciais, para o seu dia a dia”.
A prefeita reforça a força democrática do Conselho. “Neste evento de posse de hoje estão assumindo 13 representantes da sociedade civil organizada e oito do poder público, demonstrando na prática que a população tem maior força e mais participação, pois a cidade pertence ao povo. Garantir a participação democrática popular nas deliberações urbanas de gestão é a principal ação do ConCidade que deu voz às ruas, mas ao mesmo tempo demonstrou que é preciso fazer escolhas em busca de resultados positivos”, pontuou a prefeita.
O secretário de Planejamento e presidente do ConCidade, Edson Roberto Silva, disse que o Conselho é um órgão importante para Várzea Grande por ter missão de analisar, fiscalizar, propor e aprovar diretrizes para o desenvolvimento urbano. “O papel que cada um dos membros do Conselho vai desenvolver é de suma importância para o crescimento do Município, pois respalda em preceitos jurídicos, técnicos, ambientais e de mobilidade. A nossa cidade tem passado por diversas transformações e a contribuição do Conselho é fundamental para que Várzea Grande continue a crescer”.
Ele explica ainda que na 6ª Conferência da Cidade, realizada em junho de 2016, houve a deliberação na mudança da formação do Conselho. “Esta nova composição é renovada, tanto em entidades como em membros e o mais importante a participação de novas entidade, surgiu de forma espontânea entre os segmentos que eles representam”.
O secretário de Governo, César Miranda, reforçou que o ConCidade trará para Várzea Grande a segurança jurídica que o empresário precisa para investir, o respeito ao meio ambiente e um crescimento ordenado. “A confiança no resgate do tempo perdido é tão grande, que, por exemplo, o ConCidade atrai hoje entidades que nunca haviam feito parte do Conselho e que agora unem forças para buscar soluções para suprir o déficit de demandas que Várzea Grande detém”.
Ele lembrou ainda que a posse dos membros deveria ter sido no ano passado, mas que por ser ano eleitoral não foi possível.
Entre as entidades que acabam de integrar o ConCidade está a Associação dos Feirantes de Várzea Grande (AFEV). O representante titular, Carlindo Basto da Silva, conta que a expectativa é de contribuir para o bem coletivo da cidade, já que na feira têm contato com moradores de inúmeros bairros e acabam sendo porta-vozes de demandas e sugestões. “Espero que tenhamos um espaço para troca de ideias na busca do bem comum, como também para melhoria do segmento”.
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas e área internaTambém participando pela primeira vez, João Gumercindo Cassim, titular da Sociedade de São Vicente de Paulo, avaliou como muito proveitosa a primeira reunião de trabalho. “Foi a oportunidade de conhecer mais as funções do Conselho e ver a melhor forma de colaborar. Sabemos que toda a ação será para o bem coletivo e estamos prontos para ajudar”.
A POSSE - Com os decretos de número 9 e 10/2017, o Executivo municipal oficializou a nomeação dos Conselheiros titulares e suplentes, representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada para integrarem o Conselho da Cidade de Várzea Grande (CCVG), para entre outras providências do decreto, atuarem por dois anos.
Conforme a relação foram nomeados como representantes poder público o secretário de Planejamento Edson Roberto da Silva que é titula e tem como suplente Cláudia do Bom Despacho Ferraz, ambos da Secretaria Municipal de Planejamento.
O titular Thiago Coelho da Cunha que tem como suplente Edivaldo Lima de Melo pela Procuradoria Geral do Município.
O titular Waldisney Moreno Costa que tem como suplente Maria Lúcia de Medeiros Lacerda Oliveira, pela Secretaria Municipal de Viação e Obras.
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em péA titular Anny Carolyne Hanes Viegas que tem na suplência Eliani de Paula pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.
O secretário Kalil Sarat Baracat de Arruda como titular tem como suplente Robison Pazetto Junior pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo.
A secretária Helen Farias Ferreira, titular, tem como suplente Cintia da Silva Serrano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável.
O titular Paulo Roberto Ferreira e como suplente Tainah da Silva Ferreira, representantes do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE) e por fim, representando a Câmara Municipal de Várzea Grande, os servidores Carlos Garcia de Almeida, como titular, e Edilei Roque de Cezário na suplência.
Representando a Sociedade Civil Organizada, a prefeita Lucimar Sacre de Campos deu posse a mais 13 entidades representadas por seus titulares e suplentes.
Edilson Cardoso Sales é o titular e que tem como suplente Desdede Gomes da Fonseca e representam Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação Mercadorias em Geral (SINTRAM).
O titular Manoel Gomes Coelho e o suplente Guido Grando Júnior representam o Sindicato das Empresas Compra-Venda-Locação de Imóveis (Secovi).
O titular Adauton Cesar de Almeida e o suplente João Avelino Bulhões são representantes do Conselho da Cidade de Várzea Grande (CCVG) pela Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande (Acivag).
O titular Sérgio José Gomes e o suplente Sebastião dos Reis Gonçalves são representantes do Conselho pela Associação Mato-grossense de Atacadista e Distribuidores (Amad).
O titular Domingos Sávio Bruno da Silva e seu suplente João Francisco Albuquerque representam o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
A titular Raquel de Oliveira Correa e seu suplente Vitor Lima de Arruda, representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O titular João Nobres Neto e o suplente Roosevelt Faustino Soares representam a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC).
A titular Rosana Fátima de Arruda e a suplente  Antonieta Luisa Costa são representantes do Instituto de Mulheres Negras (Imune).
O titular Eliziário Ramos da Conceição e o suplente Aberides Alves da Silva são representantes da Associação de Rádio Comunitária Cristo Rei (ARCREI).
O titular Carlindo Basto da Silva e o suplente Kleison K. S. Santos são representantes da Associação dos Feirantes de Várzea Grande (AFEV).
O titular Ney Mussa de Moraes e o suplente Eden Anderson Garcia representam, no Conselho, Instituto Histórico Geográfico, Ambiental, Artístico e Cultural de Várzea Grande (IHGAAC).
O titular João Gumercindo Cassim e seu suplente Agostinho Santana dos Santos são representantes Sociedade de São Vicente de Paulo no Conselho da Cidade de Várzea Grande.
E fechando os 13 representantes, estão Osmar Milan Capilé (titular) e Lenil Nobre de Miranda (suplente), da ONG Nossa Terra, Nossa Gente.

FONTE: SECOM/VG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!