quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AINDA BEM! 'VLT pronto só até o Porto é tudo conversa', rebate Silval

Governador afirmou que burocracia e falta de mão-de-obra foram alguns impasses que acarretaram no atraso nas construções


FONTE: HIPER NOTÍCIAS



KARINE MIRANDA 



Na tentativa de acalmar os ânimos dos descrentes sobre a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), o governador Silval Barbosa (PMDB) rechaçou os comentários de que o modal ficaria pronto do trecho que liga o aeroporto até a região do Porto, em Cuiabá.

Segundo Silval, o “VLT pronto só até o Porto é tudo conversa”, afirmou em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (13) após vistoriar a primeira composição do modal que se encontra no Centro de Operação, Comando e Controle do VLT em Várzea Grande.

No entanto, os comentários de que o VLT chegaria apenas até o Porto foram reforçados com a afirmação dada pelo Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, em outubro. Na ocasião, o ministro admitiu o atraso na implantação do modal e garantiu que não haveria problema se concluído apenas parte do eixo 1 que liga o aeroporto ao CPA.
Marcos Lopes/HiperNotícias
Governador Silval Barbosa vistoriou Centro de Manutenção do VLT em Várzea Grande
De acordo com o governador, a intenção é que os dois eixos do VLT estejam praticamente prontos até os jogos da Copa. “Eu quero que tudo fique pronto para a Copa. Os dois eixos. Tudo na Avenida do CPA pronto e a Fernando Corrêa em fase de acabamento”, garante.

O segundo eixo trata-se da ligação da avenida Fernando Corrêa ao Centro. Ao todo, são 22,2 km de trajeto do VLT. Além disso, o governador revelou que pretende ligar o novo sistema de transporte a regiões como o Pedra 90 e CPA, em Cuiabá, além de integrá-lo com um bilhete único aos ônibus a preço abaixo de R$ 2,85.

OBRAS EM ATRASO
Já sobre a construção dos cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes para implantação do modal, o governador afirmou que burocracia e falta de mão-de-obra foram alguns impasses que acarretaram no atraso nas construções.

“Construir obra não é fácil. Você tem diversos tipos de problema. Faltou areia, pedra brita. [...] Nem tudo saiu com a rapidez que precisava por falta de mão de obra”, explicou.

Além disso, impasses como embargo da obra pelo Ministério Público Federal (MPF), denuncias de superfaturamento e até as chuvas colaboraram para o atraso da construção.

No entanto, Silval garantiu que 95% dos projetos já estão prontos e licitados e que agora “entra em linha de planejamento diferente”, cujas empresas entrarão  plenamente na fase prática e conseguirão dar mais celeridade às construções.


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