Mesmo com uma legislação municipal em vigor há dois anos obrigando os shoppings de Cuiabá a possuírem equipe médica para atendimento de emergência, ambulatório equipado e ambulância disponível durante todo o período de funcionamento, nenhum shopping de Cuiabá cumpre tais exigências.
De acordo com a lei municipal n. 3.560/96, regulamentada pelo decreto n. 5170/2012, este tipo de estabelecimento comercial é obrigado a possuir corpo médico técnico suficiente para atender a população que ali transita e uma ambulância para continuar o atendimento em virtude do grande número de pessoas que passam pelos shoppings diariamente. Estima-se que entre 2.500 a 5.000 pessoas frequentam cada um dos shoppings cuiabanos todos os dias. Isso sem contar que aos finais de semana o fluxo de clientes aumenta, pelo local servir como centro de lazer e em datas comemorativas como o Dia das Mães, que aconteceu ontem (11) este número é ainda maior.
O Pantanal Shopping, inclusive, foi alvo de uma decisão judicial proferida na semana passada pelo Tribunal de Justiça por não cumprir a referida lei.
Por meio de sua assessoria de comunicação, o shopping informou que possui uma equipe de brigadistas devidamente treinada, vigilantes da equipe de segurança capacitados com treinamento em primeiros socorros, equipamentos necessários para os primeiros atendimentos e convênio com a empresa HelpVida que terceiriza serviços de ambulância.
O Shopping Goiabeiras informou que aciona a brigada de incêndios do corpo de bombeiros para fazer os primeiros atendimentos e a ambulância da empresa conveniada HelpVida. Com as reformas de expansão que estão sendo feitas no shopping, um ambulatório equipado será construído.
Já o Shopping Três Américas informou que possui um espaço com equipamentos de primeiros socorros como maca, cadeira de rodas, oxigênio e medicamentos básicos, além do convênio com a terceirizada HelpVida. Porém, a equipe se reduz a apenas uma enfermeira para socorrer os clientes em alguma emergência.
Em dezembro de 2013, o Ministério Público realizou uma reunião com representantes dos três shoppings da capital e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atual fiscalizadora de segurança, para dar ciência da necessidade de implantação dos serviços de emergência.
Uma leitora do jornal comunicou à reportagem que estava no Shopping Pantanal na tarde de sábado (10) e um homem passou mal em um café. Ele foi atendido por socorristas do Corpo de Bombeiros e o segurança do shopping trouxe uma cadeira de rodas para ajudá-lo.
Fonte: http://www.folhadoestado.com.br/2014/05/12/shoppings-nao-possuem-equipe-medica-no-local/#.U3JW4_ldWyo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!