Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura "o produtor familiar tem grande importância no equilíbrio do fornecimento alimentar dos grandes centros do país". Reporter: João Carlos Queiroz Foto: Divulgação Fonte: SECOM A Central de Abastecimento de Várzea Grande se tornou referência para comercialização da produção dos agricultores familiares de todo o Vale do Rio Cuiabá, informou hoje (13-06) o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Versides Sebastião. A Central de Abastecimento resulta de parceria entre Prefeitura/Governo Federal, e funciona regularmente na Rodovia Mário Andreazza, ponto de concentração dos produtores do município e adjacências.
Versides observou que o grande número de produtores cadastrados e com comercialização no lugar é indício seguro de que essa unidade conseguiu pontuar estabilidade funcional com base na perspectiva almejada pela categoria. "Muitos têm lucrado com a venda de sua produção familiar, antes restrita à subsistência. Agora já veem mais além, podem planejar tudo antecipadamente. Essa Central é suporte confiável para os humildes agricultores, sem dúvida".
Segundo o secretário, existe uma mobilização de alguns produtores cadastrados na Central para transformá-la numa cooperativa. "Só não sei se será bom no coletivo. Se isso vai abranger o rol de produtores, principalmente os desprovidos de estrutura. Uma mudança no atual modelo de gestão pode não ser positiva".
Também na análise do titular de Desenvolvimento Rural, a cogitada instalação dos feirantes do Verdão (Cuiabá) nas dependências da Central de Abastecimento de Várzea Grande seria desconexa. "Quem está ali, na Central, são agricultores familiares, não comerciantes, como se classifica os feirantes do Verdão".
A agricultura familiar, finalizou, tem papel importante no contexto produtivo nacional. "Grande percentual dos alimentos consumidos no setor urbano é procedente da agricultura familiar. Daí a sua importância destacada nesse setor, a necessidade de que tenham acesso a investimentos que possibilitem iniciativas empreendedoras, melhorias gerais nas propriedades para que a produção seja ampliada e tenha sua qualidade igualmente aprimorada".
Na Semana do Meio Ambiente, a Agricultura Familiar de VG foi destaque nos estandes montados no Parque Mãe Bonifácia, com mostra variada dos produtos (hortifrutigranjeiros, verduras, legumes, doces) e produção de tecelagem (redes).
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/13054 |
domingo, 27 de julho de 2014
CENTRAL DE ABASTECIMENTO: Secretário Versides prevê expansão dos negócios
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!