quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CONSTRUIR COM IDEIAS CONCRETAS

Lendo o artigo “DESCONSTRUINDO CANDIDATOS”, do Professor João Edisom de Souza, argumentando como uma tentativa de resposta e até endosso, vai aqui este texto.

Virou moda falar dos outros, justo no seu pouco tempo de rádio e TV. A sensação que temos é que os candidatos não sabem suas funções no exercício do mandato caso sejam eleitos”. - JOÃO EDISOM DE SOUZA


Dá pra fazer diferente sempre. Se o candidato estiver bem intencionado, bastaria contratação de profissionais capacitados e habilitados para estudar soluções  dos problemas que se deseja atacar, para elaborar projetos com objetivos definidos.

Mas o que se tem notado é que certos candidatos se preocupam muito mais com coisas semelhantes a tolices que soam como provocação aos adversários e excitam o público alvo, que são pessoas de baixo nível de instrução. E, pelo que tudo indica, seguem estratégias de marketing ditadas pelos seus "gurus" e "xamãs" que levam tais candidatos a acreditarem serem "semideuses" mesmo. Já houve pessoas definindo-os com a expressão "professores de deus"... Assim,  esses candidatos acabam se expondo cada vez mais ao ridículo de fazerem "promessinhas" como se fossem objeto de planejamento. Mas com isso demonstram serem vazios de intenções reais para com a população, mas focados nos seus próprios umbigos.

Nas campanhas para governo parece tão importante a colaboração de sociólogos, professores, engenheiros, profissionais da saúde, da segurança e do transporte e de profissionais da comunicação.

Ora essa! De fato o resultado dessa experiência desorientada, perece catastrófico... Com auxílio da comunicação é importante para trazer para a campanha um discurso diplomático e altivo, de forma leve e compreensível, para tratar os problemas de toda gente, longe das constantes falas de judicializações, que tanto chateiam a todos.

É bastante importante que os candidatos se preocupem com a causa a qual eles se propuseram a defender de verdade, e a fazer algo diferente... Mas apresentando as soluções viáveis, como no caso do meio ambiente, deveria se cercar de profissionais da área, como da Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental, para buscar a viabilização das cidades na questão do meio ambiente saudável.

E ainda, para melhor lidar com o assunto relacionado às questões ambientais rurais, deveriam neste caso se cercarem de profissionais, além das profissões já relacionadas, também dos trabalhadores das áreas de Medicina Veterinária e da Agronomia, etc.

Na questão Educação há que se buscar apoio de profissionais qualificados para elaborar um projeto com argumentos de quem realmente conhece os fatos e convive com os problemas: O professor.

E assim, que sejam feito o mesmo buscando soluções para segurança pública e transporte, com gente capacitada e qualificada e habilitadas para tanto. O Brasil não pode mais desperdiçar o seu potencial e da sua gente qualificada, por acolhimento de ideias e políticas pueris.

Na saúde, devem tais atores buscar o apoio de informações técnica dos profissionais como Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Saúde Pública e Hospitalar, Bioquímicos, Farmacêuticos, Assistentes Sociais, etc. Dessa forma, para que relacionem as dificuldades que no dia-a-dia surgem na rotina dos seus trabalhos, para que no projeto do candidato, sejam contempladas questões reais com apontamentos de soluções impactantes e também reais para cada caso, com base em estudos sérios.

texto em construção, editado em 10/09 - 20:57 hs...

Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal em Mato Grosso Email: dosaviob@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!