domingo, 27 de setembro de 2015

O Código de Moisés

Este texto não tem nada de científico e nem de teologia. É apenas uma reflexão sobre o assunto do nome que Deus se apresentou à Moisés, que é bastante interessante e merece mais estudos. Segundo alguns estudiosos, viemos a este mundo e estamos predestinados a cumprir nosso caminho predeterminado por Deus. Todos nós estamos em constante conexão. E somos certamente uma só unidade, interligados e conectados a Deus.

O melhor acontece ao que corretamente sabe interpretar o nome de Deus. “Eu Sou o que Sou!” O significado correto do nome de Deus abre as portas para um mundo novo, para que aquele que compreende, possa realmente servir bem ao seu semelhante da melhor maneira possível, sem nada esperar em troca.  Servir com amor incondicional, com bondade espiritual da essência de Deus. Com a centelha de Deus que habita o interior de cada ser. De forma a conseguir o que todos buscamos com o exercício diário da fé.

São Francisco de Assis, afirmou que “É dando que se recebe. É amando que se é amado”. Ora Deus é Amor. Então apenas fazendo uma pequena interpretação e/ou associação da palavra “Deus”, em nossa língua é mesmo que Amor. Assim, “D”: doar-se. ”E”: Eu, interior de cada um – Oração, meditação. “U”: Unidade, o todo. “S”: Sina, destino.

Servir a Deus é doar-se, amando, orando, meditando, se dedicando à vida dos semelhantes, a favor de um todo. Pois pensando no todo está se pensando em si mesmo, que faz parte do global.

Somos seres racionais, unos e múltiplos, inquietos e permanentemente em crise, mas em evolução, em busca do equilíbrio e ao descobrirmos estar em uma só unidade com Deus, então vivemos cumprindo fielmente o destino predeterminado por Ele.

Ora, assim com determinação e conhecendo bem o significado do código, "Eu Sou o que Sou", Moisés retirou o povo da escravidão no Egito e o conduziu pelo deserto para a sua purificação, até que pudessem adentrar a Terra Prometida, embora jamais tivesse pisado nela. O que Josué, foi o escolhido para tanto.

O nome de Deus também foi usado por Jesus... Apenas uma amostra: “Eu sou a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.” Eu sou o alfa e o ômega...

Pois bem, quem mais que Cristo, (que é sacerdote eterno de Deus, e com seu sacerdócio, do mesmo tipo de Melquisedeque), que é o mediador da nova aliança, que se doou com sangue, de forma imaculada a Deus, de maneira a renovar a nossa consciência de atos que levam a morte, para que sirvamos a Deus?  Jesus disse “Eu sou", sete vezes no Evangelho de São João.

Porém, segue algumas citações como: "Eu sou o pão da vida." "Eu sou a luz do mundo"... Eu Sou o bom pastor.  Eu sou a ressurreição e a vida.  E mais incisivo, demonstrando a unidade comentada: “Eu sou a videira, vós sóis os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer.

Assim, conforme recomendação de conhecedores do assunto é importante que aquele que souber e entender o significado do código “EU SOU O QUE SOU”, exercitar e meditar diariamente, orando, de forma a doar-se de coração, amando a seu próximo com o amor incondicional, sem nada esperar em troca. Pois tudo mais que for necessário Deus satisfará: Alegria, paz, poder, abundância, suprimentos... Bastando uma pequena centelha da fé!


Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal – dosaviob@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!