quinta-feira, 4 de junho de 2015

VLT: CANTEIROS PARALISADOS PORQUE?

Notícias do G1

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Em, 09/09/2014  

“Obra do VLT em Cuiabá já consumiu R$ 896 milhões dos cofres públicos
Informação foi divulgada pela Secopa, que licitou obra por R$ 1,477 bilhão. Atrasados, trabalhos não devem ser concluídos nem em 2016, diz promotor.”

Em, 09/02/2015

“Obra do VLT de Cuiabá foi tocada sem projeto desde o início, diz governo

Gestão anterior não tinha projeto executivo nem cronograma de obras. Diagnóstico apresentado pelo governo também aponta 'erros grosseiros'.”

 

“A obra do VLT começou a ser executada em junho de 2012 e deve demorar, pelo menos, mais dois anos para ficar pronta. De acordo com o diagnóstico apresentado, feito com base nos relatórios da gerenciadora contratada da obra, o custo total do modal de transporte pode chegar a R$ 1,8 bilhão. Desse valor, R$ 1 bilhão já foi pago pelo estado, somando 72,1% do montante global. A construção chegou ser estimada em R$ 696 milhões e foi contratada por R$ 1,4 bilhão.
A estimativa do governo atual é de que ainda serão necessários, dos próprios cofres públicos, mais R$ 511 milhões para finalizar a construção. O consórcio VLT já solicitou aditivo de R$ 293 milhões, pedido que ainda será analisado conforme as condições financeiras do estado. O diagnóstico apresentado pelo estado também aponta o esgotamento do dinheiro de financiamentos e empréstimos para tocar a obra.”


Notícias do Midia News

Em, 09/02/2015
Taques afirma que irá concluir obra do VLT em Cuiabá e VG, Falhas apontadas por gerenciadora foram ignoradas pelo ex-governador Silval Barbosa e pela Secopa





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Com base em notícias que diariamente ilustram os portais no estado, pergunta-se:

  1. Parou porque? Porque parou?
  2. As empreiteiras que participam do processo receberam pelo serviço prestado corretamente?
  3. Se as empreiteiras já receberam, cumpriram como deveriam?
  4. As empreiteiras receberam mais do que os serviços prestados?
  5. Se não forem concluídas essas obras, as empreiteiras terão que devolver o dinheiro já pago?
  6. As empreiteiras e seus contratados ficaram no prejuízo?
  7. E o dinheiro para continuar a obra, ele existe?
  8. Por que essas obras estão paradas a tanto tempo?
  9. Alguém sabe dizer o que realmente já foi gasto nas obras do VLT?
  10. Onde estão colocadas, no site do governo um link com o extrato das contas das obras, para que o cidadão saiba para onde sai o dinheiro gasto?
  11. Durante as medições das obras de engenharia, existem engenheiros capacitados e habilitados envolvidos na fiscalização?
  12. O MP e o Tribunal de Contas, para acompanhamento possuem engenheiros capacitados e habilitados em sua equipe para fiscalização das obras?
  13. Esses órgãos fiscalizadores procuram o CREA/MT para emitirem pareceres, sobre o exercício profissional dos engenheiros responsáveis pelas obras?
  14. Existem projetos executivos sendo acompanhados e supervisionados por profissionais capacitados e habilitados na execução das obras?
  15. Quem realmente deveria fiscalizar as obras, não seriam a Prefeitura de Cuiabá aliada a Prefeitura de Várzea Grande em conjunto com o Estado de MT, já que a obra é intermunicipal?
  16. Quem fiscaliza a qualidade das obras executadas, tem realmente competência para tanto?
  17. Qual a real participação do CREA nesse processo das grandes construções em Cuiabá e Várzea Grande?
  18. Qual é o real orçamento para essas obras? Quanto realmente já foi gasto? Está sobrando quanto ainda de recursos financeiros para conclusão das obras? As sobras serão suficientes?
  19. É possível aditamento de contratos com empreiteiras, corrigindo valores?
  20. É possível baixar os valores das obras?
  21. Existe um cronograma de execução dessas obras? Estavam sendo cumprido? Porque?
  22. E porque não se tem uma previsão da conclusão dessas obras?
  23. E a população até quando terá que conviver com essa situação de caos que se assemelha a destruição por catástrofes ou guerra?
  24. Não teremos mais o direito de ir e vir pela via onde passaria o VLT? Como fica a nossa acessibilidade pela Avenida da FEB e na Avenida Rubens de Mendonça?
  25. E os comerciantes que possuem há décadas seus estabelecimentos pelas vias onde passariam o VLT, serão pagos pelos seus prejuízos que podem ser calculados e estimados?
  26. Os comerciantes poderão reaver os valores estimados pelo lucro cessante?
  27. Houve ilícito praticado pelos gestores nesse processo? Serão punidos e os recursos serão devolvidos se ocorreram apropriação de valores de forma ilegítima?
  28. Quem autorizou pagamentos feitos? Foi com base em dados técnicos? Quem fiscalizou efetivamente, tinha competência para tanto?
  29. Quem realmente vai arcar com todas essas despesas, além do povo?
  30. O governo, independente do governador querer ou não, tem a obrigação de executar as obras, tendo em vista que já houveram despesas feitas e compromissos firmados em patamares muito elevados?
  31. Alguém realmente está trabalhando no sentido para solucionar o problema?
  32. O governo realmente deseja terminar a obra?
  33. Onde ficam os nossos Vereadores, Deputados e Senadores nessa história toda?
  34. E os Conselhos das Cidades de Cuiabá e Várzea Grande já procuraram discutir o assunto em busca de solução, conjuntamente? É possível essa união de forças?
  35. E as Câmaras de Vereadores de Várzea Grande e Cuiabá, alguma vez já se reuniram para conjuntamente discutirem as obras? É possível se unirem nesse esforço?
  36. Há possibilidade da união entre os poderes para viabilizarem o andamento e conclusão dessas obras?
  37. mídia tem realmente preparo para averiguar e acompanhar os fatos como eles acontecem?
  38. Existe um extrato das contas do governo, de entradas e saídas do dinheiro usado até o ponto em que parou?
  39. E a população está antenada nos fatos?
  40. Pois bem, quem poderia responder todas essas questões?
Domingos Sávio Bruno é engenheiro florestal em Mato Grosso, 
contato: dosaviob@gmail.com





 





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