segunda-feira, 20 de junho de 2016

Vamos sair da crise!

Para sair da crise não é tão complicado assim. Mera opinião. Basta uma pitada de boa vontade e criatividade. Mato Grosso é um Estado que possui uma extensão considerável e uma população fantástica, que trabalha e produz bastante. Produz alimento que segue mundo a fora.

A produção do nosso Estado é quase sempre informado ser recorde a cada ano que passa. Geralmente os preços são feitos de acordo com o mercado, e vendido geralmente no mercado externo. Ora. Já é tempo do Estado de Mato Grosso passar a manter um mercado interno para que não sofra tanto com as quedas de exportações. Seria um estímulo para que o empresariado investisse mais para a estabilidade do emprego.

Com o comércio estável, e com a indústria aquecida, estaria, creio, garantida a geração e manutenção de empregos. Com estabilidade de empregos e mercados mais estáveis, as crises nem seriam tão sentidas como ocorre hoje em dia. 

Porém, depende bastante do gestor. Se o governo não procurar saídas inteligentes, logo não terá mais de onde tirar recursos para sustentar a sua "gorda pança". Pois, quanto mais elevar as taxações, mais se desestimula os investimentos nos setores produtivos. Sem investimentos, não há crescimento. Não havendo crescimento, não se cria frentes de trabalho. E, se for nessa direção, logo terá que cortar gastos, com demissões de funcionários. E assim, criará mais crise.

Rui Barbosa (1849-1923), o corajoso Águia de Haia, disse: "Se queres a Paz, prepara-te para a Paz". Seguindo essa linha de raciocínio, então, se desejas sair da crise, prepara-te para sair dela com criatividade e otimismo. Ora. Crises o mundo e o Brasil sempre enfrentou.

Mas os bons líderes, possuem capacidades de superação extraordinárias. Devem possuir inteligência criadora e inovadora. Se queres fazer algo, então que faças imediatamente e não fique achando justificativa por não saber fazer. Faça. Busque a saída. Ela existe! Vamos vencer a crise! A saída não está na truculência e sim na razoabilidade e capacidade criativa. Inteligência e trabalho.

Diz um provérbio árabe, que: “Quem quer fazer algo encontra um meio, quem não quer fazer nada arranja desculpas”.


DOMINGOS SÁVIO BRUNO é engenheiro florestal - Pré-candidato - ex-gerente técnico/ chefe de distrito/Fundação Nacional de Saúde/CRMT e atuou como inspetor chefe do CREA/MT - Inspetoria de Várzea Grande/MT. Atendeu a grupo empresarial do setor florestal nos estados de Mato Grosso e Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!