sexta-feira, 16 de junho de 2017

Conselhos de políticas públicas de Várzea Grande apresentam demandas para o PPA


Cerca de 150 representantes da sociedade civil de Várzea Grande, organizados em 18 conselhos de políticas públicas, estiveram presentes na Oficina de Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI. O programa foi implantado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, em 2012, e hoje engloba seis projetos.
A oficina faz parte do Projeto 2 – que nesta nova fase faz um levantamento das demandas da sociedade, por meio dos conselhos, e encaminha para a Prefeitura Municipal, para serem incluídas no Planejamento Estratégico e no Plano Plurianual. A mesma oficina já foi realizada em Campo Verde, Chapada dos Guimarães e Tangará da Serra. Ao todo são 24 municípios adesos ao PDI e que poderão ter acesso aos workshops.
Inicialmente, foram realizadas duas palestras: uma sobre planejamento estratégico e outra sobre o papel dos conselhos de políticas públicas. Em seguida foram formados cinco grupos: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Patrimônio Humanitário e Desenvolvimento Econômico. Cada grupo elencou cinco demandas, que serão encaminhadas posteriormente para a Secretaria Municipal de Planejamento.
A coordenadora da oficina, secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra Vuolo, diz que nas primeiras fases do Projeto 2 do PDI foi preciso apresentar o Tribunal de Contas aos membros de políticas públicas e levar conhecimento a respeito da participação popular nas decisões dos poderes Executivo e Legislativo. "Agora, esse é o momento de discutir com a sociedade novos caminhos e articular soluções plausíveis para serem incluídas no planejamento estratégico do município. A organização social de Várzea Grande deu um grande salto. Antes eles não tinham voz, mas depois dos problemas que ocorreram com relação às gestões públicas locais eles estão mais atentos", comentou.
"Vamos receber todas as 25 reivindicações da sociedade, avaliar e atentar, principalmente, para a viabilidade financeira de cada uma para, em seguida, incluí-las no Planejamento Estratégico, no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO", afirmou o secretário de Planejamento de Várzea Grande, Edson Roberto Silva.
"É um verdadeiro desafio, tanto para a Câmara Municipal quanto para a Prefeitura de Várzea Grande, mas é preciso que esses desejos e demandas sejam incluídos no Planejamento Estratégico, que agora terá a voz da sociedade. Com certeza é uma oportunidade muito grande de viabilizar projetos e programas que irão beneficiar a população" Ícaro Reveles, vereador por Várzea Grande
Um bom atendimento domiciliar aos idosos e políticas públicas de saúde, para melhorar as condições de pessoas com mais de 60 anos, deverão fazer parte do grupo de Patrimônio Humano de Várzea Grande, com reinvindicações do Conselho Municipal de Idosos. "Temos muitos idosos acamados que precisam de atendimento domiciliar. Já existe um grupo que faz isso, mas é preciso melhorar a estrutura", conta a presidente do conselho, Rogina Marques de Arruda.

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Para o vereador Ícaro Reveles, membro do Conselho de Cidades de Várzea Grande, é preciso acompanhar a oficina, dialogar com a comunidade e ter acesso às necessidades. "É um verdadeiro desafio, tanto para a Câmara Municipal quanto para a Prefeitura de Várzea Grande, mas é preciso que esses desejos e demandas sejam incluídos no Planejamento Estratégico, que agora terá a voz da sociedade. Com certeza é uma oportunidade muito grande de viabilizar projetos e programas que irão beneficiar a população", disse.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
As oficinas do Projeto 2, que levantam as demandas da sociedade, ainda serão realizadas neste mês de junho em Sinop e Alta Floresta.

Fonte:http://www.tce.mt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!