Na vida passamos por várias as etapas de aperfeiçoamento. Desde o nascimento estamos envelhecendo e evoluindo. Então podemos dizer que o envelhecimento é uma fase nobre da nossa evolução. O tempo vai moldando-nos, dando-nos novas formas como a um diamante, que para adquirir o status de uma jóia são provados de toda forma, com esforços vai sendo polido. E no fim, temos pessoas mais vividas, mais sabias e mais preparadas para o dia-a-dia que o mundo nos proporciona. E assim como o diamante, apto para uma jóia, o ser humano, apto para brilhar pelo mundo.
É, no auge da perfeição humana, na melhor idade, que alguns detalhes surgem, sendo destacados nos passos mais lentos, nas rugas da pele, nos cabelos alvos como algodão, na voz suave e pausada... Mas que falam com mais sabedoria!
Então ser idoso é carregar no seu eu, a marca de uma vida bem vivida. É ser como um banco de saber, de lembranças, de experiências bem vividas. E, a sabedoria é formada com a soma das experiências passadas. Já sabem onde não pisar! Qual caminho se pode seguir... Por isso seus conselhos são pérolas.
Umas das suas maiores e valiosas dádivas muitas vezes são as mais desperdiçadas pelos mais jovens, que são seus conselhos. Tais conselhos sábios são riquezas inestimáveis guardados num simples e frágil ser! Usufruir é benção de Deus!
Como conseguir usufruir estas dádivas? Ora, pagando da melhor forma: Com respeito, com carinho, com atenção, com a simples companhia, com amor, conversando trocando experiências sem desejar mais nada receber além de um abraço.
Parabéns a todos da melhor idade, neste dia nacional dedicado aos maiores de idade!
Domingos Sávio Bruno é Engenheiro Florestal em Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!