quinta-feira, 16 de junho de 2016

O legalista não é uma raposa

Caros amigos e amigas várzea-grandenses e do meu Estado em geral. Amigos espalhados pelo Brasil e no Mundo!

Não há realizações sem sonhos! Portanto, é liberado sonhar! É legal desejar o melhor desta vida para si e ao seu próximo. Então vamos continuar sonhando, buscando melhorar, “adoçando” a nossa vida no dia-a-dia, planejando e sonhando sempre mais.

Ainda não está proibido o agrado mutuo, pelo menos não tem lei alguma dizendo isso. Então, em tudo nesta vida é bom que façamos o bem. Há que imaginarmos que no lugar do outro, poderia sermos nós ou nossos entes mais chegados. Praticar o bem é a regra! amar...

Quem trabalha no atendimento a pacientes internados nos hospitais e pronto socorros, fazer um atendimento mais humano é a indicação mais acertada para a sua melhora. Gentilezas não tem contraindicações.

As vagas de estacionamentos que são reservadas para portadores de necessidades especiais e idosos, gestantes, são especialmente reservadas, não utilizá-las se não faz parte desse grupo, é a atitude legal. Isso é ser bacana, e não estacionar o seu “carrão” em qualquer parte para demonstrar que pode, e que se acha “o dono do mundo”.

O construtor, ao fazer suas edificações, não se esquecer das passarelas apropriadas para todos, sem excluir ninguém é importante. Acessibilidade também é legal! Procurar se inteirar dela faz bem a todo mundo.

Aquele que ensina, demonstrar o lado bom do ser humano. Onde ele possa viver em harmonia com seus semelhantes. O saber é uma forma de ajudar a coletividade e não de opressão dos menos favorecidos. Demonstrando o caminho que os mesmos possam seguir, e não lhes colocando barreiras que não consigam superar pela falta do conhecimento. Tendo sempre em mente, que o ser humano possui limitações. O seu tempo útil é bastante curto. Ajudar vale mais do que limitar. Quem ajuda o seu próximo está auxiliando não só àquele, mais a si, os seus e a todos que fazem parte de um sistema.

Neste mundo, a nossa vida é passageira, e ninguém é dono de nada. Absolutamente. Estamos apenas usando e guardando determinadas coisas, para que possamos deixar a outros que carregarão o mesmo bastão, sucessivamente. Assim, a vida, nada mais é, do uma missão que temos com o criador. Pois é dele que recebemos tudo graciosamente. Assim todos que tem essa missão, devem agir e se portar como o tal. Missionários nesta vida. Guardiões do sagrado.

Não é satisfeito o bastante, aquele que ajunta tesouros só para si. É fato que se pode comprovar a qualquer tempo. O dinheiro, o prazer ou a riqueza poderá lhe parecer no fim, mais um pesadelo do que uma benção. Mais um castigo, do que gratificação...

Ou seja, ser altruísta, sonhador é sábio. É legal. Não é proibido dividir as alegrias e as boas colheitas. E, bacana é quem sabe amar o seu próximo. Agindo assim, de fato, estará cumprindo a lei.

Ser legalista, constitucionalista não significa ser tirano, cobrador de impostos e taxador e tratar os seus subordinados a ferro e fogo. O legal é ser amável, maleável, diplomático, realizador, edificador e solucionador de problemas. E jamais um criador de casos. O legalista não é uma raposa, falta-lhe astúcia e tino...  É legal ser legal! Bacana é a diplomacia, mais que a astúcia ou estultícia!


DOMINGOS SÁVIO BRUNO é engenheiro florestal - Pré-candidato - ex-gerente técnico/ chefe de distrito/Fundação Nacional de Saúde/CRMT e atuou como inspetor chefe do CREA/MT - Inspetoria de Várzea Grande/MT. Atendeu a grupo empresarial do setor florestal nos estados de Mato Grosso e Rondônia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste Blog reserva-se desde já o direito de excluir todos e quaisquer textos e comentários que julgar ofensivos, caluniosos ou difamatórios que de alguma forma possam prejudicar a terceiros!